LOGO NOVO SITE FUNDO BRANCO

 

slogansite

O API é uma rede que se propõe a dar apoio a pessoas enlutadas. É um espaço-tempo de partilha de vivências da dor da ausência e busca de meios para reparação desta contingência.

Não há restrição às pessoas enlutadas quanto à posição filosófica, política ou religiosa que escolheram adotar e que se interessem em participar dar rede. O essencial para a participação das reuniões é a disponibilidade para se abrir diante de vivências comuns, nunca iguais, respeitando o direito de todos os presentes de também se manifestarem. A troca de experiências do cotidiano dessas pessoas, o expressar livremente seus sofrimentos e dores e, principalmente, o escutar esses depoimentos, traçam a linha mestra na busca de conforto, orientação e ajuda de uns aos outros.

Entendemos que a recuperação não se dá pela negação do que ocorreu e muito menos pelo impedimento de expressão do que se está vivendo intimamente. As partilhas de experiências comuns podem oferecer benefícios como: sentido de pertencer e de participar de grupo mais amplo, sensação de ajudar a si mesmo ao ajudar os outros, esperança promovida pela percepção de como outros enfrentaram a situação, reconhecimento que a espiritualidade, independentemente da opção religiosa, pode ser a base de sustentação efetiva.

Somos uma entidade sem fins lucrativos que desde a sua fundação já conta com mais de 4000 pessoas cadastradas e grupos em vários cidades de Minas, em outros estados do país e em Nova York.

A principal atividade do API são as reuniões de partilha, que acontecem regularmente nos diversos grupos que compõem a rede. Apesar da rede não visar lucros, as reuniões e as outras atividades têm custo. Para fazer frente a essas despesas estamos solicitando aos membros assíduos, uma contribuição simbólica de vinte reais por mês, podendo ser aportada mensalmente ou, se preferir, com adiantamentos de 3, 5 ou 6 meses.